quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Visita de Estudo á Academia Fastrackids

As crianças da Salinha da Gena, fizeram uma visita de Estudo á Academia Fastrackids de Vila Real. Este estabelecimento trata-se de um Centro de Desenvolvimeto de Competências, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 2 até aos 8 anos de idade, tendo actividades distintas destinadas a cada faixa etária.





As nossas crianças tiveram um primeiro contacto com um quadro interactivo. 

A questão inicial foi, porque razão o menino conseguia flutuar.





Depois de ouvirem algumas explicaçoes cientificas do Professor Vitor Olo, colocou-se um problema ás crianças, o ovo de uma tartaruga caiu a um buraco, a mãe ficou muito preocupada, como será que iria salvar o seu ovo?


As crianças deram as suas sugestões, queriam todas salvar o ovo. Será que dava para o retirar com um iman? O Professor Vítor mostrou-nos que não seria possível, pois o ovo não possuí magnetismo..



 Será que com uma cana de pesca conseguiam recuperar o ovo? Esta ideia também não resultou.



 Então as crianças que estavam a ajudar a tartaruga tiveram a ideia de deitarem sal na água, ele ao dissolver-se e a água ao ficar mais densa conseguiram que o ovo subisse até á superficie e a tartaruga conseguiu recuperar o seu ovo..



O Professor Vítor apresentou-nos uma experiência, proporcionou ás nossas crianças a sua realização de modo a pôr em prática aquilo que tinham falado e visto anteriormente.





  Para a realização da experiencia é necessário 2 copos com água, 2 ovos e sal. 
Num copo com água, coloca-se dentro um ovo. Noutro copo com água, adicionam-se 7 colheres de sal e coloca-se nesse mesmo copo o outro ovo.
O que será que acontece aos ovos nos diferentes copos?






O ovo no copo com água sem sal vai ao fundo, no copo com água e sal, o ovo permanece á superficie. 
O sal dissolvido na água torna-a mais densa e o ovo flutua.





 As nossas crianças tiveram ainda a oportunidade de contactarem com o quadro interactivo, realizando actividades de matemática. Elas adoraram "arrastar os animais para os sitios certos.


 Todas as crianças tiveram a oportunidade de trabalharem com o quadro interactivo, de lhes tocar, realizando as actividades propostas pelo Professor Vitor. 


Desde já fica o agradecimento ao Professor Vítor Olo por nos ter proporcionado esta optima experiência. Ficando o desejo de uma proxima visita em breve.

"Fastrackids é fixe a valer"

Sem comentários:

Enviar um comentário