domingo, 9 de junho de 2013



No dia 29 de Maio fomos ao museu do Douro, participar numa oficina e entregar o produto do nosso projeto, para ser exposto. A Exposição abriu no dia 5 de Junho. Abaixo podem ver alguma das ativiades realizadas para este projeto.


Projeto Bios segredos- museu do Douro 
Atividades realizadas no 1.º período


Enquanto docente participei em três Sessões práticas preparatórias para implementação do BIOS com os grupos participantes e para os professores e outros elementos envolvidos – Em Setembro, Outubro e Novembro.
-Iniciei o projecto com as crianças em novembro.

1º e 2º envio e resposta ao correio do projeto –   Histórias na 1ª pessoa – registos de segredos e mistérios fotografia. Em Dezembro de 2012. 
Procurámos, através da fotografia, quer na escola, quer em casa dar resposta ao seguinte desafio lançado pelo museu: 
“Fotografar um sinal na cara, o vinco de uma sobrancelha ou de uma ruga, uma cicatriz resultante de uma aventura, um recorte especial numa parra, o céu nocturno consoante as estações, uma mancha numa pedra, uma cicatriz na pele da cereja depois da chuva…
À visão panorâmica mais estereotipada do que é uma cara, um corpo, um ser vegetal ou animal, uma coisa – procurar registar pormenores; fazer zooms, com a máquina fotográfica, com uma lupa, registar detalhes, detetar texturas, detetar as características únicas que, nos olhares mais globais, sobre as pessoas, os seres vivos e não vivos passam, normalmente, despercebidas.”

O projecto, propriamente dito com a participação das crianças na sala de aula, teve início após uma aula de ginástica. Durante o relaxamento a educadora contou uma história “O segredo” de Maria Isabel Moura. No final da história as crianças foram questionadas acerca da história. Entre as muitas perguntas feitas foi colocada a questão: O que é um segredo? Surgiram então várias respostas:
- Um segredo é não contar a ninguém- Eduardo
-Um segredo é para guardar- Sofia
-Um segredo é não ver nada no buraco- Ismael
-Se um menino contar um segredo a outro e depois esse contar a toda a gente já não é segredo- Eduardo e Sofia
- Segredo é ter medo de alguma coisa e não contar- Gonçalo
Falaram um pouco dos medos de cada um.
Foram também revelados alguns segredos:
-Eu “roubei” a máquina fotográfica à minha irmã, e ela não sabe onde a escondi. È segredo. - Sofia
- Eu tenho um segredo –diz o Rodrigo- tenho uma espada a sério debaixo da cama.
- Agora já não é segredo- diz a Sofia- contaste-nos.
-Mas eu tenho outro segredo e não digo- Rodrigo
-Eu também tenho um segredo fui à s compras com a minha avó. – Inês

Quando questionados sobre se os segredos eram bons ou maus, todos disseram que eram bons, pois podiam encontrar jóias, tesouros, moedas, nos buracos. Quando perguntei se o que a Sofia tinha feito à irmã era bom todos disseram que não. Então ficou decidido que havia bons e maus segredos; aqueles que estavam ligados aos medos de cada um e aqueles em que se faz mal a alguém eram maus, aqueles onde se encontram tesouros escondidos eram bons.
Combinámos depois fazer uma caixa dos segredos da sala 3 e cada um iria desenhar o seu segredo/medo e meter lá dentro. Depois de pintada iremos guardá-la num sítio bem escondida para colocarmos lá dentro mais segredos e outras coisas que encontrássemos no recreio.

Após a visualização de um episódio do Ruca, gerou-se uma discussão sobre tesouros e segredos. Chegámos a mais algumas definições de segredo.

Um segredo :
·         É uma coisa que não se pode contar a ninguém- Miguel
·         Também pode ser uma surpresa- Gabriel
·         Temos que guardar num sítio para a mãe não ver- Sofia
·         Não se pode contar a ninguém porque é surpresa e ninguém pode saber-Gonçalo
·         Também não se pode mostrar a ninguém- Matilde
·         Um segredo é bom – Margarida
·         Alguns segredos são maus- Eduardo
·         Se contarmos a alguém já não é um segredo- Gabriel
·         Depois de revelado um segredo deixa de ser segredo- Gonçalo
·         Os maus segredos, podemos contar às mães para os tirarmos da cabeça- Gonçalo
·         Não podemos partilhar os segredos- Margarida
·         Os bons, podemos - Inês
·         O meu segredo é bom, “gosto de sonhar com princesas”- Inês
·         Os segredos só se dizem ao ouvido e baixinho- Sofia
·         Todos temos um segredo, não podemos dizer ao pai a prenda que estamos a fazer para ele, é um segredo, surpresa- Eduardo


Atividades realizadas no 2.º e 3.º´periodos

Enquanto docente participei em duas sessões de trabalho com Professores do Projeto.

  • Em 6 de Março, Oficina Bios – Segredos / Construção com a Arquiteta Matilde Seabra;
  • Em 13 de Março, Oficina Bios – Segredos / Movimento com a Bailarina e Coreógrafa Marina Nabais;
  • Resposta às propostas do 2ºCorreio: “Que segredos escondem os frutos e as flores, as coisas terra? E como são as coisas feitas industrialmente? Como são os telemóveis por dentro? E outros aparelhos? 

  • Participámos no 2.º correio Bios, analisando alguns frutos no seu interior (trabalho feito pelos pais em casa).
  • Retomámos o nosso projecto dos segredos ouvindo uma história: “O segredo” de António Mota. Esta história fala do segredo de um castanheiro, “o mais alto e mais bonito de Trás - os- Montes”, que dava as castanhas mais bonitas e perfeitas. Após a exploração da história decidimos descobrir os segredos da natureza: das plantas, dos animais…
  • Como ainda tínhamos fotos de segredos, por explorar (continuámos a tirar fotos no nosso recreio e horta), visualizámos as fotos e dissemos o que nos pareciam, que segredos estavam por trás delas.
  • Fotografámos as mãos de cada um e procurámos, com o projector multimédia identificar a de cada um;
  • Continuámos com o nosso projecto dos segredos, pesquisando “os Segredos do mar”. Depois de ouvirem a história “O dia em que o mar desapareceu”, de José Fanha, as crianças fizeram perguntas e fomos à procura das respostas. Queriam saber alguns segredos do fundo do mar, nomeadamente alguns que tinham a ver com os seus habitantes. Depois da pesquisa compilaram a informação em rolinhos de papel, que guardaram numa caixa (pintada e decorada por eles); a caixa tem os “segredos do mar”.  
  • Pesquisámos os segredos do mar: fizemos um filme com os segredos descobertos e fizemos trabalhos de expressão plástica (caixa dos segredos do mar, “aquário” no placard), trabalhos de escrita e matemática);
  • Também construímos um a baú, com uma caixa de cartão e papel maché, para guardar o diário dos nossos segredos e dos nossos medos. 

  •  Todo o nosso percurso neste projecto vai ficar arquivado no nosso diário, e guardado no baú. Posteriormente pode ir para o museu para exposição.
  • As crianças continuam entusiasmadas em descobrir os segredos do nosso recreio e da nossa horta, uma vez que com as mudanças das estações vão descobrindo coisas novas. Andamos sempre de máquina no bolso, pois tudo lhes sugere um segredo e querem fotografá-lo. Depois de fotografado o “segredo”, as fotos são analisadas e comentadas por todos.

·        Pesquisámos também os segredos da selva: fizemos um powerpoint, uma pintura colectiva e jogos com animais;
  • Aprendemos uma poesia do pai, ” vou contar-te um segredo”;
  • Muitas das nossas atividades na sala andam à volta do tema “segredos” (musicas, jogos, poesias, histórias…);
  • Trabalhámos também os nossos medos: na escola (fotografias distorcidas e diálogos) e em casa com os pais (diálogo sobre os medos dos pais e filhos, registo escrito e em desenho, do diálogo efectuado).
  • Pesquisámos os segredos dos animais da quinta (alimentação, diferenças e semelhanças, modos de locomoção…).
  • Quisemos saber o porquê dos burros estarem em vias de extinção (era um grande segredo para eles!!!, por causa dos dinossauros); pesquisámos na internet e fizemos uma visita ao departamento de veterinária da UTAD e fizemos esta e outras perguntas ao veterinário que nos recebeu.
  • Participámos no projecto “Entre Margens- jardins fotográficos”, com as fotos dos nossos segredos.
  Visitem a exposição!!!



  Cada segredo está dentro de uma caixa.
A nossa tem um mapa do tesouro!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário