sexta-feira, 4 de maio de 2012

Visita de Estudo ao Museu do Douro. Participação no Atelier da Árvore.


No dia 30 de Abril de 2012, as crianças da sala 3 do Jardim de Infância de S.Vicente de Paula nº1 foram ao museu do Douro participar numa oficina onde o tema central era a Árvore. Quando lá chegamos deparámo-nos com uma paisagem fantástica do rio Douro, á entrada do museu havia um pequeno lago onde existiam muitos peixinhos e no jardim haviam também galinhas de várias espécies e um galo com a crista bem vermelhinha.
Aproveitamos também os poucos raios solares existentes nesse dia para lancharmos no jardim, usufruindo daquela paisagem.


Com a monitorização da Marisa, ao qual agradecemos a recetividade e a simpatia, foi proporcionado um momento de realização de um jogo de apresentação, onde cada criança teria de se apresentar.


Seguidamente, a Marisa pediu ás criaças que desenhassem os segredos que cada criança tivesse e os guardassem, posteriormente estes iriam ser utilizados para alguma coisa....




A Marisa falou-nos sobre a Árvore, os seus constituintes onde as crianças nesta temática estavam completamente á vontade, foi só recordar o nosso projeto da árvore.





Foi-nos então lançado um desafio para que construissemos uma árvore em papel, onde começariamos com o tronco e seguidamente com os ramos, onde estes á medida que iriam crescendo, ficariam mais finos. A nossa árvore ficou gigante. Depois seria necessário desenhar aquilo que "habita" normalmente na árvore, então as nossas crianças responderam ao desafio e desenharam flores, borboletas, frutos, formigas, joaninhas, ninhos, pássaros, entre muitas mais coisas.




 O desafio seguinte foi, pegar no segredo que cada criança tinha e individualmente escolher um sitio onde o quisessem colocar e este ficaria lá colado.
Depois foi-nos pedido que tentassemos levantar a nossa árvore, mas como ela era tão grande foi um bocadinho dificil.















A árvore ficou toda bem juntinha e os segredos permaneceram lá escondidos, onde ninguém poderá ir vê-los, apenas a árvore é a conhecedora dos segredos de cada criança e nela ficarão bem guardados.....




Houve ainda tempo para um momento de descontração e relaxamento, depois de tanto esforço e concentração já estavámos a precisar.


 E que bem que nos soube relaxar um bocadinho ao som dos passarinhos, alguns dos nossos meninos quase adormeceram; mas tivemos de voltar para a nossa escola, e as nossas crianças vieram todas contentes e cheias de novidades para contarem...

Sem comentários:

Enviar um comentário