No dia 29 de Maio fomos ao museu do Douro, participar numa oficina e entregar o produto do nosso projeto, para ser exposto. A Exposição abriu no dia 5 de Junho. Abaixo podem ver alguma das ativiades realizadas para este projeto.
Projeto Bios segredos- museu do Douro
Atividades realizadas no 1.º período
Enquanto docente
participei em três Sessões práticas preparatórias para implementação do BIOS
com os grupos participantes e para os professores e outros elementos envolvidos
– Em Setembro, Outubro e Novembro.
-Iniciei o projecto com as crianças em novembro.
1º e 2º envio e resposta ao correio do projeto – Histórias na 1ª pessoa – registos de
segredos e mistérios fotografia. Em Dezembro de 2012.
Procurámos, através da
fotografia, quer na escola, quer em casa dar resposta ao seguinte desafio
lançado pelo museu:
“Fotografar um sinal na cara, o vinco de uma
sobrancelha ou de uma ruga, uma cicatriz resultante de uma aventura, um recorte
especial numa parra, o céu nocturno consoante as estações, uma mancha numa
pedra, uma cicatriz na pele da cereja depois da chuva…
À visão panorâmica mais estereotipada do que é uma
cara, um corpo, um ser vegetal ou animal, uma coisa – procurar registar
pormenores; fazer zooms, com a máquina fotográfica, com uma lupa, registar
detalhes, detetar texturas, detetar as características únicas que, nos olhares mais
globais, sobre as pessoas, os seres vivos e não vivos passam, normalmente,
despercebidas.”
O projecto, propriamente dito com a participação das crianças na sala de
aula, teve início após uma aula de ginástica. Durante o relaxamento a educadora
contou uma história “O segredo” de Maria Isabel Moura. No final da história as
crianças foram questionadas acerca da história. Entre as muitas perguntas
feitas foi colocada a questão: O que é um segredo? Surgiram então várias
respostas:
- Um segredo é
não contar a ninguém- Eduardo
-Um segredo é
para guardar- Sofia
-Um segredo é
não ver nada no buraco- Ismael
-Se um menino
contar um segredo a outro e depois esse contar a toda a gente já não é segredo-
Eduardo e Sofia
- Segredo é ter
medo de alguma coisa e não contar- Gonçalo
Falaram um pouco
dos medos de cada um.
Foram também
revelados alguns segredos:
-Eu “roubei” a
máquina fotográfica à minha irmã, e ela não sabe onde a escondi. È segredo. -
Sofia
- Eu tenho um
segredo –diz o Rodrigo- tenho uma espada a sério debaixo da cama.
- Agora já não é
segredo- diz a Sofia- contaste-nos.
-Mas eu tenho
outro segredo e não digo- Rodrigo
-Eu também tenho
um segredo fui à s compras com a minha avó. – Inês
Quando questionados sobre se os segredos eram bons ou maus, todos
disseram que eram bons, pois podiam encontrar jóias, tesouros, moedas, nos
buracos. Quando perguntei se o que a Sofia tinha feito à irmã era bom todos disseram
que não. Então ficou decidido que havia bons e maus segredos; aqueles que
estavam ligados aos medos de cada um e aqueles em que se faz mal a alguém eram
maus, aqueles onde se encontram tesouros escondidos eram bons.
Combinámos depois fazer uma caixa dos segredos da sala 3 e cada um iria
desenhar o seu segredo/medo e meter lá dentro. Depois de pintada iremos
guardá-la num sítio bem escondida para colocarmos lá dentro mais segredos e
outras coisas que encontrássemos no recreio.
Após a
visualização de um episódio do Ruca, gerou-se uma discussão sobre tesouros e
segredos. Chegámos a mais algumas definições de segredo.
Um segredo :
·
É uma coisa que não se pode contar a ninguém-
Miguel
·
Também pode ser uma surpresa- Gabriel
·
Temos que guardar num sítio para a mãe não ver-
Sofia
·
Não se pode contar a ninguém porque é surpresa e
ninguém pode saber-Gonçalo
·
Também não se pode mostrar a ninguém- Matilde
·
Um segredo é bom – Margarida
·
Alguns segredos são maus- Eduardo
·
Se contarmos a alguém já não é um segredo- Gabriel
·
Depois de revelado um segredo deixa de ser
segredo- Gonçalo
·
Os maus segredos, podemos contar às mães para os
tirarmos da cabeça- Gonçalo
·
Não podemos partilhar os segredos- Margarida
·
Os bons, podemos - Inês
·
O meu segredo é bom, “gosto de sonhar com princesas”-
Inês
·
Os segredos só se dizem ao ouvido e baixinho-
Sofia
·
Todos temos um segredo, não podemos dizer ao pai
a prenda que estamos a fazer para ele, é um segredo, surpresa- Eduardo
Atividades realizadas no 2.º e 3.º´periodos
Enquanto docente participei em duas sessões de
trabalho com Professores do Projeto.
- Em 6 de Março, Oficina
Bios – Segredos / Construção com a Arquiteta Matilde Seabra;
- Em 13 de Março, Oficina
Bios – Segredos / Movimento com a Bailarina e Coreógrafa Marina Nabais;
- Resposta às propostas do 2ºCorreio: “Que segredos escondem os frutos e as flores, as coisas terra? E como são as coisas feitas industrialmente? Como são os telemóveis por dentro? E outros aparelhos?
- Participámos no 2.º correio Bios, analisando alguns frutos no seu interior (trabalho feito pelos pais em casa).
- Retomámos
o nosso projecto dos segredos ouvindo uma história: “O segredo” de António
Mota. Esta história fala do segredo de um castanheiro, “o mais alto e mais
bonito de Trás - os- Montes”, que dava as castanhas mais bonitas e
perfeitas. Após a exploração da história decidimos descobrir os segredos
da natureza: das plantas, dos animais…
- Como
ainda tínhamos fotos de segredos, por explorar (continuámos a tirar fotos
no nosso recreio e horta), visualizámos as fotos e dissemos o que nos
pareciam, que segredos estavam por trás delas.
- Fotografámos
as mãos de cada um e procurámos, com o projector multimédia identificar a
de cada um;
- Continuámos
com o nosso projecto dos segredos, pesquisando “os Segredos do mar”.
Depois de ouvirem a história “O dia em que o mar desapareceu”, de José
Fanha, as crianças fizeram perguntas e fomos à procura das respostas.
Queriam saber alguns segredos do fundo do mar, nomeadamente alguns que
tinham a ver com os seus habitantes. Depois da pesquisa compilaram a
informação em rolinhos de papel, que guardaram numa caixa (pintada e
decorada por eles); a caixa tem os “segredos do mar”.
- Pesquisámos os segredos do mar: fizemos um filme com os segredos descobertos e fizemos trabalhos de expressão plástica (caixa dos segredos do mar, “aquário” no placard), trabalhos de escrita e matemática);
- Também construímos um a baú, com uma caixa de cartão e papel maché, para guardar o diário dos nossos segredos e dos nossos medos.
- Todo o nosso percurso neste projecto vai ficar arquivado no nosso diário, e guardado no baú. Posteriormente pode ir para o museu para exposição.
- As
crianças continuam entusiasmadas em descobrir os segredos do nosso recreio
e da nossa horta, uma vez que com as mudanças das estações vão descobrindo
coisas novas. Andamos sempre de máquina no bolso, pois tudo lhes sugere um
segredo e querem fotografá-lo. Depois de fotografado o “segredo”, as fotos
são analisadas e comentadas por todos.
·
Pesquisámos também os segredos da selva: fizemos
um powerpoint, uma pintura colectiva e jogos com animais;
- Aprendemos
uma poesia do pai, ” vou contar-te um segredo”;
- Muitas
das nossas atividades na sala andam à volta do tema “segredos” (musicas,
jogos, poesias, histórias…);
- Trabalhámos
também os nossos medos: na escola (fotografias distorcidas e diálogos) e
em casa com os pais (diálogo sobre os medos dos pais e filhos, registo
escrito e em desenho, do diálogo efectuado).
- Pesquisámos
os segredos dos animais da quinta (alimentação, diferenças e semelhanças,
modos de locomoção…).
- Quisemos
saber o porquê dos burros estarem em vias de extinção (era um grande
segredo para eles!!!, por causa dos dinossauros); pesquisámos na internet
e fizemos uma visita ao departamento de veterinária da UTAD e fizemos esta
e outras perguntas ao veterinário que nos recebeu.
- Participámos
no projecto “Entre Margens- jardins fotográficos”, com as fotos dos nossos
segredos.
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